A Fantasia sexual como estímulo erótico
A fantasia sexual como estímulo erótico: tudo acontece no imaginário
A fantasia sexual é um dos estímulos eróticos usado para o despertar do desejo sexual. Ainda que aconteça no imaginário, ela pode nos ajudar a encontrar a excitação, aventura, autoconfiança e prazer. Ela age na primeira fase do ciclo de resposta sexual, ou seja, na fase encoberta.
Aliás, fantasias e desejo sexual se integram frequentemente. Pessoas com baixos níveis de apetência sexual, normalmente tem poucas fantasias, já que elas fazem parte dos estímulos que induzem e/ou intensificam o desejo sexual.
A Fantasia sexual e suas variações
Desde a adolescência a maioria das pessoas tem fantasias sexuais de vários tipos: algumas podem ser divertidas, agradáveis e outras até mesmo embaraçosas e desconcertantes, mesmo que ninguém, além de nós mesmos, tenha a capacidade de acessá-las.
Além disso, são seguras e totalmente privadas. Esta privacidade garante que elas não sejam descobertas, a não ser que você queira compartilhá-las com a parceria. Mas isto vai depender do grau de intimidade e liberdade que o casal tem em dividir suas fantasias.
Crenças que impedem a liberdade de viver suas fantasias
Muitas pessoas não se permitem vivenciar suas fantasias por terem uma crença errada sobre sua origem e função, e acabam achando que ela expressa um desejo real e não apenas um estimulo ao ciclo sexual. Além disso, algumas tradições religiosas caracterizam sonhos e pensamentos “imorais” ou eróticos tão pecaminosos quanto o ato em si.
Em primeiro lugar, usar uma boa imaginação, criatividade e diversão fazem parte da fantasia e podem acontecer numa variedade enorme de contextos, cenários e circunstâncias. E dessa forma ela pode facilitar e até mesmo aumentar o nível de excitação.
A fantasia sexual como gatilho
Muitas vezes, as fantasias sexuais são usadas para induzir ou intensificar o desejo sexual. Se bem que, frequentemente, desejo e fantasia se fundem. Do mesmo modo ela é útil, tanto num momento solitário, combinada com a masturbação, como também durante a atividade sexual compartilhada com alguém.
O uso da fantasia sexual serve como um impulso para colocar o desejo em andamento. Muitas vezes você pode estar em um estado de completa neutralidade e a fantasia vai te ajudar a sair desse estágio “preguiçoso”.
A fantasia serve também como um meio de antever como as coisas podem acontecer , e se preparar para isso. Assim também, se repetimos uma cena várias vezes no nosso imaginário, temos a oportunidade de reduzir medos e dificuldades e dessensibilizar sentimentos de inadequação, inibição e vergonha.
Com toda certeza, não existe uma regra de como vivenciar suas fantasias já que elas fazem parte da nossa imaginação, do nosso eu secreto. Mas o bom disso é que nós somos os autores e diretores dessa cena e se em algum momento, ela se tornar desagradável, não precisamos usá-la.
Usando outros gatilhos
Além disso, precisamos cultivar uma boa memória sexual, através de boas relações sexuais anteriores, autoconhecimento íntimo e mental, liberdade de expressão, carinho, afeto….. Tudo isso contribui para despertar o desejo sexual.
[nitro_separator style=”dashed” align=”center” separator_custom_id=”nitro_custom_css_410242573″]
2 Comentários
Pingback:
Pingback: