Terapia Sistêmica
A Terapia Sistêmica é uma abordagem terapêutica que observa o sujeito em seu sistema de origem, normalmente a família. Não o considera isoladamente, mas em seu sistema de origem e o atual. Essa abordagem possibilita uma visão mais ampla do sujeito, das suas relações, das dificuldades, dos problemas, dos padrões de repetição e lealdades existentes em seu núcleo familiar, e das soluções.
Ter uma visão sistêmica significa enxergar e compreender que as partes formam um todo, e que tudo está interligado. Ou seja, analisando as partes, conseguimos enxergar com mais exatidão a origem do problema.
Assim, a Terapia Sistêmica trata a pessoa em relação ao contexto e aos relacionamentos que ela vive e com os quais apresenta dificuldades.
Pode ser aplicada individualmente, casal, família, grupos, etc. É um método naturalmente diretivo e com resultados a curto prazo.
Sendo assim, cada indivíduo é parte atuante de um sistema em funcionamento. Esse sistema pode ser o âmbito familiar, profissional, social, escolar, religioso. Cada parte de um sistema afeta as demais e contribui para o todo.
Portanto, a Terapia Sistêmica busca acolher, buscar a origem e soluções práticas para um sistema disfuncional.
Como funciona a Terapia Sistêmica
O principal objetivo dessa metodologia é chegar a raiz dos problemas e proporcionar um processo de cura através de soluções práticas, eficazes e contínuas. Buscar a autonomia dos indivíduos e criar sistemas mais funcionais e saudáveis, onde as leis sistêmicas de hierarquia, pertencimento e individuação são respeitadas.
Durante as sessões, que podem ser individuais ou em casal, o terapeuta age como um investigador e vai questionar os clientes com o objetivo de detectar e analisar o papel de cada pessoa no sistema e encontrar a verdadeira causa dos conflitos atuais.
Quando um sujeito faz as mudanças necessárias, mudanças no sistema são promovidas.
Através da Terapia Sistêmica, adquirimos uma relação interpessoal mais saudável e funcional, e consequentemente uma vida mais plena e satisfatória.
Objetivos da Terapia Sistêmica
- Ajudar o cliente a enxergar os padrões de relacionamento dele e de sua família;
- Estimular o cliente a perceber se as leis sistêmicas de hierarquia, pertencimento e individuação estão em ordem;
- Estimular a autonomia e autoconfiança;
- Trazer consciência ao indivíduo a respeito de sua individualidade e responsabilidades;
- Melhorar as relações da pessoa de uma forma geral em todos os seus sistemas, tais como: família de origem, família atual, amigos, trabalho, etc.
- Trazer responsabilidade para suas escolhas;
- Trazer consciência ao indivíduo dos diversos papéis que ele executa nos grupos que faz parte;
- Avaliar as influências que o paciente recebe e pratica;
- Promover mudanças de comportamento necessárias ao bem-estar pessoal e relacional da pessoa;
- Ajudar o cliente a encontrar meios mais fáceis de interagir em sociedade;
- Promover o desenvolvimento pessoal;
- Promover o autoconhecimento, reforçando os pontos fortes do cliente.
“Sou Terapeuta Sistêmica e Sexóloga, apaixonada por desvendar os intricados mistérios dos relacionamentos humanos. Minha jornada profissional me levou a dominar a Constelação Sistêmica Familiar e o Genograma Sistêmico, para explorar as complexas teias familiares
Além disso, sou uma Analista Comportamental e Corporal, dedicada a ajudar indivíduos a aprimorar sua autoestima, autoconhecimento e compreensão da sexualidade humana. Minha certificação como Analista Comportamental me permite aplicar o teste DISC de forma especializada, proporcionando insights valiosos para o desenvolvimento pessoal e aprimoramento de relacionamentos.
Em meu trabalho, acredito firmemente que a transformação começa dentro de cada um de nós. Estou aqui para apoiar você em uma jornada de autodescoberta, crescimento e conexão mais profunda com você mesmo(a) e com os outros.. Vamos explorar juntos o vasto mundo da sexualidade, dos relacionamentos e do potencial humano.”