Relacionamentos

Como saber se o meu relacionamento é tóxico?

 

Como saber se o meu relacionamento é tóxico?  Perceba os sinais

relacionamento-toxico-maritzasilva

 

Como saber se meu relacionamento é tóxico?  Pode não parecer, mas relacionamentos tóxicos são mais comuns do que se imagina.  Muitas vezes, quando nos apaixonamos não percebemos os sinais. Por que isso acontece? Simplesmente porque a paixão encobre todos os defeitos.  A princípio, todas as relações acontecem de forma muito sintônica e harmoniosa. No início do relacionamento, na fase da conquista, os parceiros se esforçam para mostrar o seu melhor.  Consequentemente, aquilo que não é bom fica escondido.

Logo após a fase da paixão, da conquista, a nossa personalidade real começa a aparecer de tal forma que entramos na fase da decepção.  Precisamos aprender a elaborar essa fase para que nosso relacionamento não se torne tóxico.

Sintomas de um relacionamento tóxico

 Na hora da briga, você sempre leva a culpa

Parece muito fácil para algumas pessoas colocar a culpa sempre no outro, com o intuito de retirar a sua responsabilidade da relação. Em outras palavras, quando eu culpo o outro eu me torno a vítima. Já pensou nisso? Uma relação acontece no mínimo com duas pessoas, ou seja, 50% de responsabilidade de cada um. Da mesma forma, se for um trisal, 33,33% de cada um.

 Você é sempre “egoísta”

Já parou para pensar se você tem o direito de dizer não? No momento em que você diz não para algum desejo do outro, como ele ou ela reage? Provavelmente se te chama de egoísta é porque quer alguma coisa e não aceita que suas vontades não sejam atingidas. Se você ceder uma, duas vezes, isso vira um hábito. Em resumo, essa dinâmica vai gerar um comportamento repetitivo.

 Você sempre procurando agradar

Você está sempre querendo agradar a parceria? Por outro lado, quem recebe não consegue enxergar valor nas suas atitudes? Ou ao mínimo erro seu, ela reclama e não consegue ver valor em você?

 Separações e reconciliações constantes

Sabe aquela história que o amor e ódio caminham juntos? É por aí. Afinal você está tão envolvida nessa dinâmica toda errada que não percebe o mal que isso faz. É provável que a pressão entre vocês aumentem e como resultado vem a ruptura.

Depois que a pressão passa, vem a saudade e consequentemente você só lembra das partes boas e esquece o que não funciona no seu relacionamento e acaba voltando.

 

relacionamentos-toxicos-maritzasilva

 

Se o seu relacionamento está tóxico, como mudar…

1º passo:
Ter consciência que sua relação não está boa, uma vez que a sintonia lá do início está em desequilíbrio.

 2º passo:

 

O que mais me incomoda na minha dinâmica com a minha parceria? Como eu me sinto quando estas situações acontecem?

 3º passo:

O que eu posso fazer para mudar isso? Qual a minha parcela de responsabilidade no desempenho da nossa convivência?

O início da mudança

Com toda certeza, esses são os primeiros passos para a mudança. Aí você vai me perguntar: é fácil? Com toda certeza não. Essa autoanálise normalmente é muito difícil de ser feita porque temos a tendência de achar que não erramos. Mas isso é assunto para outro artigo.

 

 


Fotos: RODNAE Productions no Pexels

Terapeuta Sistêmica e Sexóloga com expertise em Terapia Cognitiva Sexual e Análise Comportamental. Especializada em resolver desafios relacionais e sexuais, aplicando abordagens inovadoras e ferramentas como Genograma e Constelação Familiar. Palestrante e educadora dedicada à disseminação do conhecimento sobre sexualidade humana. Comprometida com a criação de espaços terapêuticos seguros e colaboração eficaz em equipes multidisciplinares. Atendimento personalizado, centrado no cliente, buscando facilitar transformações positivas na vida dos clientes. Elevados padrões éticos e contínua busca por atualização profissional. Atendimento individual e casais.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.