Intimidade,  Relacionamentos

Intimidade e relações íntimas

 

Intimidade e relações íntimas: como crescer o relacionamento

intimidade-maritzasilva

 

Intimidade  é o resultado de um processo de crescimento e amadurecimento das relações. Onde duas pessoas que se importam uma com a outra compartilham a troca de sentimentos, pensamentos e ações.  A intimidade, na sua maior expressão,  é marcada por um sentimento mútuo de aceitação, compromisso, gentileza, empatia e confiança.

A busca pela intimidade faz parte das nossas vidas em todas as relações que julgamos importantes.  Ela existe em vários graus de intensidade e em diferentes tipos de relacionamentos, tais como: amizades, namorados, cônjuges, familiares, e assim por diante.  Dessa forma, criar essa conexão depende do nível de comprometimento de cada um.  Então, nesse artigo, vamos nos ater unicamente nas relações íntimas de casais.

Intimidade nas relações íntimas

Quando nos apaixonamos, tudo que queremos é criar uma conexão com a outra pessoa.  Dessa forma acabamos gerando expectativas e esperanças de como desejamos que isto ocorra, e muitas vezes nos frustramos.

Entretanto, algumas pessoas enfrentam dificuldades para desenvolverem relações de intimidade com suas parcerias.  Um dos fatores que pode contribuir para isso, é a inevitabilidade de exposição, de mostrar  o seu verdadeiro eu,  ou seja, a vontade de contar ao outro o que está pensando e sentindo de forma sincera e honesta.  Para que isso possa acontecer,  vocês precisam estabelecer uma relação de confiança mútua.

Intimidade, relações íntimas e comunicação

Qual a essência  dessa conexão? Como podemos alcançá-la em nossos relacionamentos?  Em primeiro lugar, comunicações efetivas são essenciais, bem como outros critérios como: confiança, dedicação, empatia e interesse, gentileza e afeto, comprometimento e compartilhamento, honestidade e autoconhecimento.  Tudo isso deve ser gerado de forma natural e espontânea.

 

intimidade-maritzasilva

 

Aqueles que conseguem gerir  um relacionamento igualitário e equilibrado estão preparados para uma vida em comum mais feliz , e consequentemente, a ficarem mais tempos juntos.

Como motivar essa conexão em você

É importante salientar que esses critérios não funcionam isoladamente, eles precisam estar combinados, onde um reforça e valida os outros.

Não conseguimos estabelecer uma relação íntima com uma outra pessoa, se a temos com nós mesmos.  Ou seja, para estabelecer relações mais saudáveis, é necessário ter um autoconhecimento realista e exercer a autoaceitação.  Isto nos permite sermos nós mesmos em nossa essência. Pessoas que não se gostam, que não conseguem olhar para dentro, não conseguem se engajar plenamente em relacionamentos.

Ser honesto com você. Primeiramente agir sempre com retidão e de acordo com os seus sentimentos e verdades.  E além disso, saber comunicar de forma assertiva  questões mais delicadas.  Se algum assunto te causa desconforto, apenas diga “não me sinto confortável em abordar esse tema”.  Mas não se esqueça da sinceridade.  Visto que na maioria das relações, os parceiros tendem a agir de acordo com o comportamento do outro.

Para o outro

Para que a dedicação exista, é necessário o interesse pelo bem-estar do outro.  Sendo assim, ela requer que ambos os parceiros empenhem-se com disposição para que a intimidade permaneça em todos os períodos do relacionamento, principalmente nos períodos de crise.

A demonstração de afeto é um dos aspectos mais negligenciados pelos casais que estão juntos há mais tempo.  Antes de tudo, alguns gestos como uma mensagem durante o dia, um telefonema despretensioso, um abraço apertado ao chegar em casa, um simples beijo. Todos estes movimentos são necessários para a intimidade romântica e sexual do casal.  Com toda certeza, ter o cuidado de expressar seu afeto a sua parceria, através de gestos e palavras, é um excelente combustível para manter intimidade do casal sempre viva.

Empatia é a habilidade de compreender e aceitar os sentimentos e pontos de vista do outro.  Cada um deve sentir que é ouvido e compreendido pelo outro.

Crescendo na relação

A confiança se desenvolve com o tempo.  Partimos de suposições que os relacionamentos precisam de confiança mútua, mas ela só se estabelece quando o comportamento da parceria confirma suas palavras.  Uma vez que a confiança se estabeleça, o casal desenvolve a capacidade de compartilhar cada vez mais seus pensamentos e sentimentos sem medo.

Compartilhar tempos difíceis e agradáveis, compartilhar a criação e educação dos filhos, os projetos profissionais de cada um, atividades de lazer  e , principalmente os projetos de vida:  o seu, o da parceria, e aquele que envolve os dois.  Os casais  que querem permanecer juntos, precisam ter pelo menos um projeto em comum. Estes são alguns dos exemplos de como os casais íntimos atuam.

O comprometimento é a escolha que cada um faz de estar com o outro..  Quando o casal desenvolve a maturidade do compromisso, ambos cuidarão para que essa relação  supere os problemas que podem surgir ao longo do caminho.

A intimidade é desejável, mas conquistá-la requer trabalho e muita dedicação!


Foto destaque: pexels-cottonbro-studio-5934642

Terapeuta Sistêmica e Sexóloga com expertise em Terapia Cognitiva Sexual e Análise Comportamental. Especializada em resolver desafios relacionais e sexuais, aplicando abordagens inovadoras e ferramentas como Genograma e Constelação Familiar. Palestrante e educadora dedicada à disseminação do conhecimento sobre sexualidade humana. Comprometida com a criação de espaços terapêuticos seguros e colaboração eficaz em equipes multidisciplinares. Atendimento personalizado, centrado no cliente, buscando facilitar transformações positivas na vida dos clientes. Elevados padrões éticos e contínua busca por atualização profissional. Atendimento individual e casais.

3 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.